Verão
Onda de calor leva multidão ao Laranjal
Praia ficou lotada neste domingo, com sensação térmica de mais de 40ºC
Carlos Queiroz -
A combinação de calor e sol forte levou milhares de pessoas ao Laranjal neste final de semana. Ontem, as praias ficaram lotadas de banhistas que buscavam, dentro da água ou na sombra das árvores, diminuir a sensação de calor e abafamento. O aumento de pontos próprios para banho - de 50% para 60% - também ajudou e, pela temperatura, era quase impossível ficar fora da água.
No último relatório divulgado pela Fepam, seis pontos, de um total de dez, estão aptos para banho. Diferentemente de anos anteriores, quando a maioria dos pontos eram impróprios, os resultados positivos também levam mais gente para dentro da água. Na areia, o clima era típico de praia: famílias, guarda-sóis, grupos de amigos, cadeiras, esteiras, caixas térmicas e frescobol. Nas quadras de vôlei e futebol, mesmo com o sol forte, as pessoas aproveitaram para atividades físicas.
A temperatura máxima registrada em Pelotas ontem superou os 35ºC, conforme dados da Embrapa Clima Temperado. A sensação térmica, porém, superou os 42ºC por volta das 15h do domingo. A mínima registrada foi de 22ºC.
Deu praia
Teve até quem veio de longe para aproveitar o Laranjal. Alexandre Dias e Geneci de Castro vieram de Cachoeira do Sul, na região central do Estado. Foram 300 quilômetros de viagem para passar parte das festas de final de ano. O casal garante: ano que vem quer vir de novo. "Muito bom. A gente conhecia só de passagem. Mas este ano viemos passar uns dias", comentou Geneci. Os elogios ficaram para as sombras, o vento refrescante e a praticidade por ser perto da cidade.
O calor da tarde também tirou a família de Karine Alves de casa. Moradores do Areal, o grupo brinca que espera ter sorte na loteria do final de ano para comprar uma casa no Laranjal. "Hoje nem no ar-condicionado estava dando conta", indicou Ivone Braga, que conferia os netos dentro da água. Outro momento bom para aproveitar o Laranjal, sugere Karine, é durante a noite. "A gente costuma vir a noite no verão tomar chimarrão. Tem menos gente e é mais tranquilo", disse.
Quem também saiu contente foi José Moreira, vendedor de picolés. Além do domingo, que aumenta o movimento na praia, o calor também fez a demanda aumentar. Também morador do Areal, José aproveita os domingos para tirar uma renda extra. "Num dia como hoje a gente vende o dobro ou o triplo", apontou.
Calor até terça-feira
A previsão é que o calor permaneça até amanhã, quando os meteorologistas preveem chuva para Pelotas. A máxima para hoje e amanhã novamente deve superar os 30ºC, enquanto a mínima não baixa de 22ºC, conforme dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A previsão é de chuva para a noite da virada do ano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário